Especial Nicholas Sparks ❤

Editora Novo Conceito / Editora Arqueiro

Gênero: Ficção/Romance

 

“Quando as pessoas se importam umas com as outras, sempre dão um jeito de fazer as coisas darem certo.” SPARKS, Nicholas. In: O milagre

Olá, gente querida, hoje o post é muito especial, pois vamos pegar o embalo da comemoração do aniversário de 1 ano de blog para falar de um autor muito especial chamado Nicholas Sparks.

Bem, pra quem ainda não sabe, tá rolando sorteio de um Box com 4 livros de Nicholas Sparks na nossa página do facebook e, definitivamente, vocês não podem ficar de fora, então, desde já, corram lá e cumpram todas as regrinhas pra se habilitarem!

CLIQUE AQUI para ser redirecionado para o post no facebook!

 

Para começar, preciso dizer que Nicholas Sparks é um dos meus autores favoritos.  Já prevejo comentários dos dois lados extremos: o lado das pessoas que também o amam e, o outro lado, das pessoas que pensam que ele é um cara de dois livros apenas que fez sucesso reescrevendo mil vezes a mesma coisa com palavras diferentes e que, provavelmente, nem esses seus dois livros foram tão bons assim. Gente, para quem gosta, bem, eu também, então estamos de acordo! Já para quem não gosta, dê uma chance para mim e para o Nicholas ao ler esse post e entender mais do por que eu considero as obras dele tão bacanas.

Nicholas Sparks era atleta quando, por conta de um acidente, sua carreira esportiva foi interrompida e ele começou a pensar em outras carreiras. Ele já gostava de escrever e tinha alguns materiais escritos, mas, depois de se arriscar em várias profissões diferentes, ele foi descoberto pela agente literária Theresa Park e teve, enfim, a oportunidade de se tornar escritor em tempo integral.

Atualmente, Nicholas tem 20 livros publicados, sendo que 18 deles foram publicados no Brasil, dos quais eu tenho 15. Minha relação com as obras de Nicholas começou quando eu ainda entrava na adolescência e conheci o filme “Um amor para recordar”, que se tornou um dos meus filmes preferidos. Naquela época não consegui encontrar o livro em português brasileiro para comprar, então acabei pegando emprestada uma versão portuguesa de uma amiga e me apaixonei. Mais tarde, o filme “O diário de uma paixão” foi lançado e eu tive a oportunidade de conhecer o trabalho de Ryan Gosling (que se tornou um dos meus atores preferidos) e rever Rachel McAdams (que também é uma das minhas atrizes preferidas). Resumindo: “O diário de uma paixão” se tornou tão querido quanto “Um amor pra recordar”, mas também não encontrei o livro para comprar. Depois de alguns anos, ambos os livros foram relançados pela editora Novo Conceito e eu os adquiri imediatamente!!!

“Certo, Aninha, até agora você só falou e falou de como você é fã do cara. Mas e daí? O que faz dele tão bom?” Ok, galera. Vou tentar explicar. Quero dizer, antes de tudo, que concordo plenamente quando as pessoas me dizem que Nicholas é um escritor apegado ao clichê, mas discordo quando fazem disso uma coisa tão ruim. Para mim, toda história de amor, no fim das contas, vai ter muito de um clichê, afinal, somos mais de 7 bilhões de pessoas na face da Terra só nesse exato momento, sem contar tantas outras que viveram, é sério que vocês querem me dizer que todas as histórias vividas são inéditas? Não são. O amor não é inédito, então é inevitável que muito se repita na nossa vida e na vida de outros. O que torna as histórias de amor únicas são seus protagonistas e a voz que é dada a eles, por isso gosto muito de Nicholas e da maneira como ele escreve.

Reconheço também que ele é bastante repetitivo, mas sei que inevitavelmente o mercado editorial é também um comércio, então ele é um autor com contratos, prazos e tem que produzir muito; com isso, é claro que se perde um pouco da originalidade das obras-primas, porém, honestamente, não acho que isso o torne menos competente em contar uma história. Na maioria das vezes, quando não gosto de um livro de Nicholas, não tem nada a ver com a maneira como a história é contada, mas com o personagem, e eu, particularmente, gosto de me sentir assim em relação aos personagens, quer dizer que o autor foi capaz de torná-lo tão vivo para seus leitores que eles, sozinhos, são capazes de nos fazer amá-los ou odiá-los e, com isso, amar ou odiar suas trajetórias.

Nicholas fala de amor com poesia e intensidade. Ele conta histórias mirabolantes e cotidianas, jornadas pessoais e espirituais de dor, perda, perdão, amor e crescimento que são muito densas e interessantes. Eu sei que os livros de Nicholas não são para todos os gostos, afinal, estamos falando de romance, não dá pra você gostar de romance se não acredita naquilo, mas acho que para quem gosta de histórias cotidianas e sensíveis, ler os livros de Nicholas Sparks são uma boa escolha. A narrativa dele é enriquecedora e seus personagens são muito interessantes. Como não amar Noah e Allie? Como não se compadecer de Landon e ser profundamente tocado por Jamie e sua maneira de ver o mundo? Como ignorar a jornada de crescimento e perdão de Ronnie e a de redenção de John? Eu poderia falar um pouco de todos os personagens de Nicholas, mas gostaria mesmo de ver vocês conhecê-los pessoalmente através das palavras impressas em cada um desses livros. Acredito que alguns deles se tornarão alguns dos seus preferidos, outros nem tanto, outros serão apenas mais uma leitura, assim como para mim, mas, em minha opinião, o mais importante é reconhecer que Nicholas Sparks é um autor de qualidade, que conta histórias de acordo com seu ponto de vista, e que faz isso muito bem!

Ressalto apenas um ponto que vocês poderão reconhecer e, desde já, gostaria de explanar, que é a padronização dos personagens de Nicholas: homens sensíveis e mulheres fortes e complexas. Preparem para reconhecer isso em (quase) todos os protagonistas, independente de suas peculiaridades.

Meus livros preferidos de Nicholas disparadamente são “O diário de uma paixão” e “Um amor para recordar”, também são minhas adaptações cinematográficas de livros dele preferidas. Foram os primeiros filmes dele que vi e primeiros livros que li e foram tão importantes pra mim na minha jornada como leitora e também como ser humano. Depois deles, meus preferidos são “A última música” e “Querido John”, livros que amei, cujas adaptações também foram muito legais. “Uma longa jornada” (tem resenha dele AQUI) foi um livro que gostei de ler e que gostei da adaptação, assim como “Um porto seguro” e “Um homem de sorte”, porém quanto à adaptação de “O melhor de mim”, preciso confessar que gostei mais do filme que do livro! Falei mais sobre isso nesse VÍDEO no nosso canal, confiram lá. A próxima adaptação cinematográfica de livros de Nicholas Sparks será “A escolha”, cujo trailer eu não gostei muito, mas também não gostei muito do livro, então, vamos ver no que vai dar, risos. Após “A escolha”, o próximo será “Uma curva na estrada”, que ainda está em fase de pré-produção.

Vou listar para vocês os livros já lançados no Brasil e por qual editora por ordem de preferência pessoal, sendo que a partir de determinado ponto não tenho alguns livros, então não tenho como opinar sobre eles. Ao final, disponibilizarei os resumos dos livros que compõem o Box que será prêmio do nosso sorteio na fanpage do blog! <3

 

Título no BrasilEditoraAdaptado para o cinema e ano  em que foi lançado
Diário de uma PaixãoNovo Conceito (2004)
Um Amor para RecordarNovo Conceito (2002)
A Última MúsicaNovo Conceito (2010)
Querido JohnNovo Conceito (2010)
Uma Longa JornadaNovo Conceito (2015)
Um Porto SeguroNovo Conceito (2013)
Um Homem de SorteNovo Conceito (2012)
O Melhor de MimArqueiro (2014)
A EscolhaArqueiro (2016)
Uma Curva na EstradaArqueiro Ainda não adaptado
O ResgateArqueiro Ainda não adaptado
À Primeira VistaArqueiro Ainda não adaptado
O CasamentoArqueiro Ainda não adaptado
O GuardiãoArqueiro Ainda não adaptado
Três Semanas com Meu irmãoArqueiro Ainda não adaptado
Não tenho e nunca li os livros abaixo, nem assisti aos filmes:
O MilagreArqueiro Ainda não adaptado
Uma Carta de AmorArqueiro (1999)
Noites de TormentaNovo Conceito (2008)

 

CURIOSIDADES:

  1. Em regra, Nicholas Sparks sempre trabalha como produtor e roteirista das adaptações cinematográficas de seus livros;
  2. Alguns dos protagonistas de livros/filmes receberam nomes de seus filhos;
  3. Os únicos livros não lançados no Brasil foram Wokini (Coescrito com Billy Mills) e, o mais recente, cujo título original é “See me” e que deve ser lançado em breve pela editora Arqueiro.

 

Perfil de Autor de Nicholas Sparks no Skoob 

Filmografia de livros adaptados de Nicholas Sparks no AdoroCinema 

 

 

LIVROS DO BOX DA PROMOÇÃO DE “ANIVERSÁRIO DE 1 ANO DO BLOG”:

 

Resumo oficial de “Um amor para recordar”:

“Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.”

Resumo oficial de “A escolha”:

Travis Parker possui tudo o que um homem poderia ter: a profissão que desejava, amigos leais, e uma linda casa beira-mar na pequena cidade de Beaufort, Carolina do Norte. Com uma vida boa, seus relacionamentos amorosos são apenas passageiros e para ele, isso é o suficiente. Até o dia em que sua nova vizinha, Gabby, aparece na porta.

Apesar de suas tentativas de ser gentil, a ruiva atraente parece ter raiva dele. Ainda sim, Travis não consegue evitar se engraçar com Gabby e seus esforços persistentes o levam a uma jornada que ninguém poderia prever.

Abrangendo os anos agitados do primeiro amor, casamento e família, A Escolha nos faz confrontar a questão mais cruel de todas: Até onde você iria manter o amor de sua vida?

 

Resumo oficial de “Um homem de sorte”:

“Mas não estava em outra época e lugar, e nada daquilo era normal. Trazia a fotografia dela consigo há mais de cinco anos. Atravessou o país por ela.”.

Até um ano atrás, Thibault teria pulado de alegria diante da oportunidade de passar um fim de semana ao lado de Amy e suas amigas. Provavelmente, era exatamente isso de que precisava, mas quando elas o deixaram na estrada da cidade de Hampton, ele acenou para elas, sentindo-se estranhamente aliviado. Depois de sair de Colorado, há cinco meses ele não havia passado mais do que algumas horas sozinho com alguém por livre espontânea vontade. Gostava de partir quando sentia vontade, para o lugar que quisesse. Depois de passar anos cumprindo ordens no Corpo de Fuzileiros Navais, a liberdade o atraía. Até ter encontrado a fotografia.

 

Resumo oficial de “Um porto seguro”:

Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas… e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.

 

É isso, galera! Espero que tenham gostado do post e das dicas! 😉

Fiquem à vontade para comentar sobre o que acham de Nicholas Sparks, dos seus livros e também dos seus filmes! Vou adorar conversar mais com vocês sobre isso!

Grande beijo e até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *