Dica de Filme: Once (Apenas Uma Vez)

Hoje eu vim indicar pra vocês um filme musical que foi uma excelente surpresa pra mim. Trata-se de Once (Apenas Uma Vez), filme irlandês de 2006, lançado no Brasil em 2008, que foi dirigido por John Carney, mesmo diretor de Begin Again (Mesmo Se Nada Der Certo – filme já indicado aqui no blog), e que levou o Oscar de melhor canção original, além de diversos outros prêmios, incluso o de melhor filme estrangeiro no Independent Spirit Award.

O filme, que se passa em Dublin, na Irlanda, conta a história de um músico (interpretado por Glen Hansard, vocalista do The Frames, banda veterana e popular na Irlanda) que se apresenta na rua para conseguir algum dinheiro. Ocorre que, ao final de determinado dia, uma imigrante tcheca (interpretada por Markéta Iglová, compositora e instrumentista tcheca, dupla do Glen Hansard no projeto The Swell Season), ao ouvir o músico tocar uma de suas composições, encanta-se pelo seu talento mais que evidente. Então acontece que o músico e a imigrante, que em nenhum momento são identificados pelo nome para o telespectador, acabam se aproximando de forma inesperada e surge entre eles uma amizade que de alguma maneira acaba por mudar a vida dos dois.

5_ONCE-HiRes007

Once me causou certo estranhamento pelo modo como foi filmado e até me acostumar com isso eu me senti assistindo a um vídeo de câmera escondida, daqueles que se fazem nas ruas (sabe?). Mas isso só me incomodou até os primeiros três minutos de filme, quando o músico começou a tocar “Say It To Me Now” e me fisgou de maneira tão forte que imediatamente compreendi a garota tcheca do filme. A partir dali eu já soube que iria amar o filme não importando o que acontecesse dali pra frente, e foi o que aconteceu, o filme me encantou de tal maneira que eu me senti na obrigação de vir aqui indicar para vocês.

glenmar

Vale ressaltar uma coisa, especialmente, para quem já assistiu a Mesmo Se Nada Der Certo. Eu só fui saber que o diretor de Once era o mesmo de Begin Again depois que eu já tinha assistido ao filme, mas, mesmo antes de saber, a comparação entre os dois filmes me ocorreu de forma inevitável. São filmes com várias semelhanças entre si e até mesmo o pôster de divulgação dos dois filmes é bastante parecido. Apesar de cada um dos filmes apresentar a sua própria essência, simplificando, eu enxerguei Once como um Begin Again de baixo orçamento, mas de qualidade musical inegavelmente superior (a trilha sonora foi toda composta e executada por Glen Hansard e Markéta Iglová, exceto por uma música). Então, vale mesmo a pena ver e ouvir.

É isso. Fica a dica de filme da vez. Se não gostarem do filme pelo filme, certamente irão gostar dele pela trilha sonora, então, vale a pena de qualquer maneira. Once está disponível na Netflix para quem quiser. Aqui embaixo, vou deixar o trailer e algumas músicas só pra dar um gostinho pra vocês.

Desculpem não ter achado o trailer em melhor qualidade.

 

Música ganhadora do Oscar de Melhor Canção Original:

 

Primeira música que fez eu ter certeza de que amaria o filme:

 

1 Comentário para "Dica de Filme: Once (Apenas Uma Vez)"

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *