+ 05 ARTISTAS/BANDAS FOLKS NACIONAIS QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

Olá meu povo,

Há exatamente dois anos, fiz um post apresentando 05 artistas/bandas folks nacionais que vocês precisavam conhecer… De lá pra cá meu amor pelo folk só aumentou, assim como a lista de artistas brasileiros nesse segmento – graças a Deus!!! –, então já estava passando da hora de fazer uma nova listinha com mais 05 artistas pra vocês, não é mesmo? Rs.

Call Me Lolla

A primeira banda da minha lista é a Call Me Lolla, que apesar da nomenclatura em inglês, possui músicas autorais em bom português mesmo. Ela é formada pelos irmãos Brenda e Lucas Mayer, além dos músicos Tiago Ritter e Zé Mazzei.

A primeira vez que ouvi o folk-pop super doce e encantador deles, me apaixonei de cara! Eles utilizam ukulele, banjo, bandolim, xilofone, charango, lira, além de guitarra e baixo, geeeenteee!! Tem como resistir?

A banda se originou no início de 2013 e, em 2014, lançou o primeiro álbum com 15 canções originais, gravado em Nova York. Inclusive, eles chegaram a produzir um documentário  lá durante esse processo de gravação.

Agora chega de blá blá blá e vamos de música, não é? Confiram, então, “Apartamento 26”, a minha preferida:

 

Arthur Matos

Conheci esse artista maravilhoso graças a um comentário no meu post de 2015 – muito obrigada pela indicação Mônica, eu realmente adorei!!! Rs.

Arthur é sergipano e iniciou sua carreira como vocalista da banda Nantes. Após o fim da mesma, resolveu investir na carreira solo e lançou seu primeiro álbum, “Seu Lugar”, em 2012. Nesse mesmo ano realizou uma turnê de divulgação do álbum em São Paulo, seguida de uma extensa turnê nos EUA com a banda Rosie And Me, onde tocou na maior conferência musical do mundo, o South by Southwest (SXSW). Depois disso, acabou lançando seu segundo disco solo, intitulado “Pacífico Atlântico”, e, em 2014, veio o terceiro disco de estúdio, o “Accidental Light”, o primeiro em que cantou em inglês.

Em 2016, Arthur Matos nos presenteou com o seu quarto CD, também em inglês, o “Homeless Bird”, produzido e mixado por ninguém menos do que Diego Oliveira, autor do projeto Benjamin, que apresentei pra vocês no topo da listinha de 2015!

A qualidade musical de Arthur é indiscutível e é impossível não mergulhar de cabeça nesse último álbum. Tenho certeza que vocês vão se apaixonar pela voz suave desse músico fantástico; eu sou fã declarada:

Outro Eu

A banda formada por Mike Tulio (vocal), Guto Oliveira (guitarra), Felipe Lopes (baixo) e Rennan Azevedo (bateria), marcou a sua estreia no programa Superstar, em 2016, aonde chegou até a semi-final, alcançando o terceiro lugar na competição.

O folk pop de OutroEu é marcado por poesia e sentimento, o que pode ser facilmente apurado nas 11 faixas do álbum lançado esse ano, em especial, na primeira música do disco, “Coisa de Casa”, que já se tornou uma das minhas músicas preferidas da vida inteira.

Os meninos estão arrasando tanto que a música “Ai de Mim”, que conta com a participação de Sandy, já faz parte da trilha da nova novela das nove, Do Outro Lado do Paraíso. Confiram esse sucesso:

Pedro

Formado em fisioterapia, Pedro vive mesmo é de música! Rs. Seu contato com ela começou cedo, por indicação da escola para curar a timidez, mas se apaixonou perdidamente e, desde os 14 anos, já se apresentava na noite de sua cidade natal, no interior de Santa Catarina, com voz e violão.

No entanto, apenas em 2016 nasceu “Zam”, seu primeiro EP, com faixa em inglês e português que exploram a sua veia folk-rock, flertando com uma suave balada pop. Este trabalho é o resultado de uma viagem a Dublin no ano anterior, onde a experiência de dividir palcos com outros músicos de várias nacionalidades trouxe a urgência de mostrar seu trabalho autoral.

Apesar das músicas em inglês serem as mais ouvidas nas plataformas digitais, até mesmo pelo alcance internacional da obra de Pedro, deixo pra vocês a canção “Ciranda”, a primeira que conheci e me encantou:

Pagan John

Formada por João Milliet, Leo Wicthoff, Gustavo Pagan e Maurício de Sousa (não o da Turma da Mônica! Hehehe), a Pagan John foi outra banda que descobri através do programa Superstar, também no ano passado. Apesar de não terem chegado tão longe como a OutroEu na competição, eles entraram pra minha listinha de achados, o que é algo muito importante, diga-se de passagem! Rs

O folk pop da banda é super gostoso de ouvir e, apesar do primeiro álbum (“Black to Grey”) lançado em 2014 ser totalmente em inglês, as composições autorais apresentadas no programa foram todas em português, o que resultou no EP intitulado “Inesperado”, em 2016.

É importante ressaltar que são os próprios integrantes da Pagan John que administram o marketing e o empresarial do grupo, além de produzirem seus próprios vídeos, desde a gravação ao lançamento. Brinca com esses rapazes…

Fiquem agora com “A Carta”, uma das 5 músicas do EP da banda: 

É isso aí! Espero que tenham gostado dessa nova listinha. Prometo que não vou demorar tanto pra fazer a próxima! Rs. Até porque existem tantos artistas folks legais por aqui que não fica difícil montar outra! 😉

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *